Nos
dias 10, 23, 24 e 30
de abril a formação de professores referente a 5ª FCC&T
ofereceu uma formação em parceria com o Instituto TIM
(www.timfazciencia.com.br). A palestrante foi a prof. Lilian Ana Faversani. A temática oferecida abordou o emprego
na educação do ensino para a compreensão através do
desenvolvimento de habilidades envolvidas no aprendizado. Numa
de suas obras, Teaching
as a subversive activity,
Neil Postman diz que todo o conhecimento que produzimos é resultado
de algumas operações intelectuais que fazemos: OBSERVAMOS,
VERIFICAMOS, CLASSIFICAMOS, QUESTIONAMOS, DEFINIMOS, APLICAMOS e
GENERALIZAMOS. Segundo esse autor devemos ensinar os estudantes a
efetuar estas operações de forma intencional, de forma a produzir
conhecimento. Ele afirma que, apesar de utilizarmos estas sete
habilidades, não as utilizamos intencionalmente de forma a produzir
conhecimento e que para usá-las desta forma é necessária a
mediação, no caso, do professor. Ao dominar estas operações, o
estudante se apropria do seu processo de aquisição de habilidades e
conhecimentos novos o que lhe confere maior autonomia e auto
conhecimento, habilitando-o ao protagonismo. Foi oferecido aos
docentes, além de um delicioso lanche, um maravilhoso material
pedagógico que dispõe de atividades interessantíssimas para o
trabalho com os estudantes. O projeto consta de uma metodologia que
favorece o Letramento científico. Houve muita participação por
parte dos professores que se mostraram interessados pela temática.
“Se
você busca resultados diferentes não faça sempre a mesma coisa”
Nenhum comentário:
Postar um comentário